1 - Respiração Abdominal
Você já percebeu que quando estamos ansiosos ou tensos, nossa respiração torna-se mais rápida e superficial e lenta quando estamos relaxados e tranquilos?
Em seu livro " Autoperfeição com Hatha Yoga", o Professor Hermógenes nos fala dos benefícios para nossa saúde emocional e física com a respiração eficiente.
A respiração abdominal ou diafragmática (músculo que separa o tórax do abdômen) é a respiração natural nos bebês, ao longo de nossa vida vamos modificando a maneira de respirar devido aos maus hábitos gerais, estresse e sedentarismo. Passamos a respirar de forma rápida e superficial sem aproveitar os benefícios da respiração correta, que promove uma leve massagem natural no coração e órgãos abdominais, melhorando a constipação intestinal, ansiedade, estresse e melhor oxigenação pulmonar.
As técnicas respiratórias são também, muito utilizadas na Psicologia para auxiliar no processo terapêutico, devolvendo ao paciente maior controle de suas emoções. São muito benefícios e exitem estudos científicos comprovando sua eficácia.
Como fazer? A técnica é bem simples e natural para nós, temos apenas que reaprender.
Para facilitar o relaxamento, você pode colocar uma música suave e deitar em local tranquilo. Agora observe sua respiração. Olhe para seu corpo e observe ao inspirar qual parte do corpo se eleva, normalmente é somente o tórax ( peito) que se eleva na maioria da pessoas. Para aprender a respiração abdominal, você pode colocar uma folha de papel ou algo leve em cima da sua barriga e ao inspirar pelo nariz (puxar o ar para dentro) você enche a barriga, elevando o objeto que está em cima dela. Ao expirar (colocar o ar para fora), o objeto tem que baixar. Para quem não está habituado, no início pode parecer difícil mas logo você conseguirá fazer com facilidade e depois se tornará um hábito. É só persistir um pouco. De 5 a 10 minutos para começar, já é um ótimo período, Pode fazer algumas pausas durante o dia e praticar.
Com o tempo, pode fazer sentado mesmo.
Você observará os resultados com a prática e perceberá uma redução sensível no estado constante de ansiedade, inquietude e depressão. Esta prática é um auxílio a mais e não um tratamento isolado para estes males.
2 - Diário das Emoções
Está é uma ótima técnica para ajudar a perceber como andam suas emoções e analisar o padrão de comportamento que você vem experimentando. Ajuda também a organizar as ideias.
Ao escrever sobre seus sentimentos, você pode liberar sem medo, tudo o que se passa dentro de você, sem preocupações com julgamentos ou censuras.
Um dica que você pode adotar é colocar seus sentimentos por áreas da sua vida: trabalho, família, relacionamentos... Assim você pode ter um mapa de qual área precisa dar mais atenção e equilibrar. Ou se preferir, é só ir anotando tudo que vai surgindo na sua mente sem regras, libera espaço e trás alívio se estiver sentindo pressão.
Existem técnicas, como a Escrita Terapêutica, que são excelentes para organizar melhor as ideias e trabalhar as emoções.
Você pode comprar um diário ou reservar um caderno para isso. Escolha o melhor horário para escrever e determine um tempo para colocar ali o que está sentido. Pode ser de 10 a 15 min. ou conforme sua necessidade, só não gaste muito tempo para não se perder na técnica e ficar muito focada nos sentimentos negativos.
3 - Trabalhos Manuais
Exercer alguma atividade manual é uma excelente forma de driblar a ansiedade e o estresse do dia a dia. Você pode escolher a técnica que melhor te atende e que você tem mais prazer. Este pode ser um momento só seu ou compartilhado com um grupo de pessoas como uma aula ou grupos de estudo. o Importante é que você se identifique e tenha prazer naquilo que está fazendo, senão perde todo o objetivo de relaxar e equilibrar as emoções.
Boas dicas:
Bordado
Costura à mão ou máquina
Origami (foto acima)
Tricô ou crochê
Macramê
Reciclagem de materiais como garrafa pet
Scrapbooking
São muitas opções, cabe você descobrir qual faz mais sentido e te dá prazer. Boa Prática.
Acompanhe nosso Instagram, em breve teremos cursos de mandalas em origami online!
Comments